quinta-feira, maio 8, 2025



Vaticano escolhe norte-americano como novo papa que chamará Leão XIV

Apesar de rebater vice dos EUA e defender ‘amor ao próximo’, Prevost demonstrou oposição a relações homoafetivas, mas é sensível em relação aos pobres

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa, chamado Leão XIV. Ele foi eleito por pelo menos 89 dos 133 cardeais votantes, atingindo dois terços do colégio eleitoral do conclave. Com dupla nacionalidade — estadunidense e peruana —, será o primeiro pontífice norte-americano.

O perfil de Leão XIV é considerado moderado e discreto e um pouco mais conservador que seu antecessor, embora o novo pontificado possa ter semelhanças com o do Papa Francisco, segundo o New York Times.

Apesar de ser norte-americano, Robert Francis Prevost demonstrou oposição a posicionamentos políticos e ações do presidente Donald Trump. Em suas redes sociais, ele fez críticas ao atual vice-presidente dos EUA, JD Vance, que é católico.

No dia 3 de fevereiro de 2025, Prevost compartilhou um artigo publicado pelo National Catholic Reporter com o título: “JD Vance está errado: Jesus não nos pede para graduar nosso amor pelo próximo”.

A publicação foi uma resposta às declarações feitas por Vance durante uma entrevista à Fox News, em que o político afirmou que “existe um conceito cristão de que você ama sua família, depois ama seu próximo, depois ama sua comunidade, depois ama seus concidadãos e, depois disso, prioriza o resto do mundo. Boa parte da extrema esquerda inverteu completamente isso”. Prevost foi direto ao contestar a afirmação.

Preocupado com as questões migratórias, dez dias depois, o então cardeal divulgou uma carta do papa Francisco endereçada aos bispos dos Estados Unidos, na qual o pontífice criticava duramente a política migratória adotada por Trump.

Mais recentemente, Prevost voltou a se manifestar nas redes, desta vez fazendo críticas à visita do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, aos EUA, além de condenar a deportação de um imigrante em situação irregular.

Apesar das críticas, JD Vance divulgou uma nota parabenizando Leão XIV, destacando o fato de ele ser “o primeiro Papa norte-americano”. Donald Trump também seguiu o mesmo tom, declarando que “deseja conhecer o novo pontífice.”

FONTE: SBT NEWS

- Advertisement -

+Notícias