sábado, julho 5, 2025


Usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, fica sem energia e Kiev culpa ataque russo

Considerada a maior da Europa, usina ocupada pela Rússia opera com geradores; agência da ONU alerta para risco de acidente grave

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que todas as linhas de energia externas que abastecem a Usina Nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, foram desligadas nesta sexta-feira (4). A usina, ocupada por forças russas, passou a operar com geradores a diesel. O governo ucraniano atribuiu o corte a um ataque russo.

Embora esteja fora de operação, a maior usina nuclear da Europa ainda precisa de energia para manter o combustível nuclear resfriado, evitando superaquecimento e risco de acidente. Segundo o órgão de vigilância nuclear da ONU, essa é a nona vez que a usina perde energia externa desde o início da guerra, e a primeira desde o fim de 2023.

“A Usina de Zaporizhzhia perdeu toda a energia externa às 17h36 de hoje. Atualmente, depende dos geradores a diesel de emergência. Isso evidencia a situação extremamente precária da segurança nuclear”, alertou a AIEA em publicação no X (antigo Twitter).

O ministro da Energia da Ucrânia, German Galuschenko, afirmou em nota no Telegram que um bombardeio russo causou o desligamento: “O inimigo atingiu a linha de energia que conecta a Usina Nuclear de Zaporizhzhia ao sistema energético da Ucrânia”.

Nem a AIEA, nem os administradores instalados pela Rússia citaram inicialmente a causa do apagão. Em comunicado posterior, a direção da usina afirmou que “as razões para a desconexão estão sendo apuradas”, e garantiu que o equipamento segue em estado seguro, sob controle da equipe. “Não foram observadas violações das condições de segurança”, disse.

A AIEA já alertou diversas vezes sobre o risco de um desastre nuclear em Zaporizhzhia, localizada próxima à linha de frente da guerra. Apesar de os reatores estarem desligados, o combustível no interior ainda exige resfriamento contínuo, o que depende de fornecimento de energia constante.

FONTE: SBT NEWS

- Advertisement -

+Notícias