Pleito é marcado por crise econômica e racha no Movimento ao Socialismo; nova votação será em outubro
A eleição presidencial na Bolívia deve ser decidida em um segundo turno. É o que apontam os resultados preliminares divulgados pelo Tribunal Eleitoral, na madrugada desta segunda-feira (18).
O senador Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, aparece na liderança, com 31,3% dos votos. Em seguida, está o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão Alianza Libre, que soma 27,3% da preferência do eleitorado. Como nenhum dos candidatos conseguiu obter vantagem de 40%, a disputa segue para o segundo turno, marcado para 19 de outubro.
Segundo as autoridades, a participação eleitoral nas eleições de domingo (17) foi estável. Apesar das preocupações anteriores de que o pleito poderia ser obstruído por partidários do ex-presidente de Evo Morales, que foi impedido de concorrer e criticou a votação, observadores internacionais disseram que a votação ocorreu sem grandes interrupções.
A Bolívia é governada pelo partido Movimento ao Socialismo (MAS) há quase 20 anos. Nestas eleições, no entanto, nenhum candidato da sigla disputou o pleito devido à baixa aprovação do governo. Além da crise econômica, que viu a inflação dobrar para 23% em junho, ante 12% em janeiro, o atual governo sofre com rachas entre as lideranças.
FONTE: SBT NEWS