Levantamento ‘Todos Pela Educação’ revela que, embora número de matrículas tenha aumentado, desigualdades de acesso à educação básica cresceram entre crianças de famílias mais pobres e mais ricas
Um novo estudo da organização “Todos Pela Educação” revela um aumento na desigualdade de acesso a creches no Brasil. Atualmente, 2,3 milhões de crianças de até três anos estão fora do ensino infantil, o que corresponde a 41,2% do total nessa faixa etária. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (11) e baseado em dados do IBGE e do Censo Escolar, mostra que o país está longe de atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa 50% de atendimento para essa faixa etária até 2024.
A desigualdade é evidente ao comparar os extremos socioeconômicos. Enquanto 60% das crianças entre os 20% mais ricos do país frequentam creches, a taxa de atendimento entre os 20% mais pobres é de apenas 30,6%. Essa disparidade cresceu nos últimos anos: a diferença no acesso entre os dois grupos saltou de 22 para 29,4 pontos percentuais entre 2016 e 2024.
O estudo também aponta os motivos para as crianças estarem fora da creche. Entre as famílias mais pobres, 28% afirmam que a ausência se deve à falta de vagas ou de uma unidade próxima. Entre os mais ricos, esse índice é de apenas 6%. Por outro lado, a “opção” de manter a criança em casa é citada por 36,5% dos mais pobres e 30% dos mais ricos, mostrando que a falta de oportunidade é o principal fator de exclusão para a população de baixa renda.
FONTE: JOVEM PAN NEWS