Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
Com apoio da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou esta semana o projeto de lei que destina R$ 865 mil à Superintendência Estadual do Indígena (SI) para a conclusão de um diagnóstico socioeconômico e ambiental das comunidades indígenas do estado.
A iniciativa busca levantar dados detalhados sobre as condições de vida dos povos originários, servindo de base para políticas públicas mais eficientes nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. “Essa iniciativa é um passo fundamental para que possamos entender de forma técnica e precisa as reais necessidades das comunidades indígenas. Com dados concretos, o Estado terá condições de criar ações que respeitem as especificidades culturais e sociais desses povos”, afirmou a deputada Cláudia de Jesus.
O projeto que teve voto favorável da deputada, permitirá a aplicação de questionários em comunidades indígenas tanto nos territórios tradicionais quanto em áreas urbanas. Além disso, parte dos valores será destinada a diárias de servidores, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção, manutenção de veículos e compra de equipamentos como drones, GPS, computadores e impressoras.
Desde 2024, o levantamento já alcançou mais de 500 famílias, gerando 60 mapas e mais de 8 mil gráficos com informações detalhadas sobre a realidade indígena em Rondônia. A etapa final prevê a consolidação de todos esses dados em um relatório técnico, com diagnósticos e recomendações para fortalecer a cidadania indígena e promover o desenvolvimento sustentável.
FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR – ALE/RO DECOM