Parceria com a fundação Pio XII tem garantido visão nova a quem esperava há anos pela cirurgia
As cirurgias de cataratas do programa Olhar de Amor, iniciativa da deputada federal Sílvia Cristina em parceria com a fundação Pio XII, iniciadas no dia 10 de junho passado, fecharam o mês com 748 procedimentos cirúrgicos realizados, trazendo de volta a visão e a dignidade para centenas de pacientes, de diferentes municípios de Rondônia.
“A maior parte dos pacientes beneficiados com a cirurgia, esperava há anos na fila. Muitos já tinham até perdido a esperança de voltar a enxergar. O Olhar de Amor é isso: resgate da visão, transformar vidas e trazer dignidade. É um sucesso e um trabalho contínuo, não é um mutirão como muitos já fizeram”, disse a deputada.
Os procedimentos estão sendo realizados no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná, o Hospital do Amor. Desde o início do programa, foram realizadas 1.869 consultas oftalmológicas e 4.317 exames diagnósticos.
Na semana passada, a deputada usou as redes sociais, acompanhada do prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido, para anunciar que a fila de pacientes do município, que aguardavam por cirurgias de cataratas, foi zerada. “A meta é zerar a fila do Estado e vamos levar o Olhar de Amor para Vilhena e para Porto Velho, para ampliar o número de pessoas atendidas”, anunciou a deputada.
As cirurgias
Os pacientes fazem os exames de avaliação, em seguida realizam a cirurgia, retornando no dia seguinte após a cirurgia para serem avaliados. Há ainda dois retornos: após sete dias, e após 30 dias, quando recebem a alta definitiva. No transcurso do tempo da cirurgia até a alta, se ocorrer algum contratempo, o paciente recebe toda a assistência necessária.
Após a cirurgia, todos recebem óculos escuros e um colírio. A equipe médica é chefiada pelo Dr. Afonso Celso das Neves e o coordenador das cirurgias é o Dr. Wagner Gomes Dias.
FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR