quinta-feira, abril 3, 2025



Operação Hammare desmantela quadrilha de roubo de cargas com atuação em Rondônia

Organização criminosa ostentava luxo com dinheiro de roubos em vários estados; PF e GAECO cumpriram mandados em Rondônia e mais três estados

A Polícia Federal, em ação conjunta com o GAECO de São Paulo, deflagrou nesta segunda-feira (24) a Operação Hammare, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em roubo de cargas e caminhões, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro. O grupo criminoso atuava principalmente em São Paulo, mas tinha ramificações em diversos estados, incluindo Rondônia.

Operação Hammare desmantela quadrilha de roubo de cargas com atuação em Rondônia - News Rondônia

Em Rondônia, as ações se concentraram no município de Vilhena, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão temporária. Ao todo, a operação mobilizou 110 policiais federais e 100 policiais militares rodoviários, cumprindo 17 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão em quatro estados: São Paulo, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Operação Hammare desmantela quadrilha de roubo de cargas com atuação em Rondônia - News Rondônia

As investigações começaram em 2023 após o roubo de um caminhão em Cajamar (SP). Desde então, a Polícia Federal identificou uma estrutura criminosa dividida em três núcleos: roubo, desmanche e receptação. Os integrantes do grupo chegaram a encomendar veículos específicos para roubo, utilizando empresas de fachada para a revenda de peças.

O grupo levava uma vida de luxo financiada pelos crimes: Ferraris, Lamborghinis, lanchas, jet skis e imóveis em condomínios de alto padrão, além de presença frequente em camarotes VIPs de shows e eventos.

Operação Hammare desmantela quadrilha de roubo de cargas com atuação em Rondônia - News Rondônia

O nome da operação, Hammare — que significa “martelo” em sueco — faz referência à ferramenta usada pelos criminosos para quebrar os vidros dos caminhões durante os roubos e à preferência do grupo por veículos de marcas suecas.

Apenas entre 2021 e 2024, foram identificados mais de 50 roubos atribuídos à organização. Quatro integrantes já haviam sido presos nas operações Aboiz e Cacaria, em 2023 e 2024. Agora, com a nova fase da investigação, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores estimados em R$ 70 milhões.

A Operação Hammare reforça o compromisso da Polícia Federal em combater o crime organizado nas rodovias brasileiras e proteger o transporte de cargas, fundamental para a economia do país.

FONTE: ASCOM PF

- Advertisement -

+Notícias