Ele também recordou sua passagem pelo Peru em suas primeiras declarações após a eleição, nas quais fez em espanhol uma saudação à sua ‘querida diocese de Chiclayo’
Em seu primeiro discurso na Praça São Pedro, o papa Leão XIV destacou a busca pela paz. “Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante”, disse. Em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza, pediu ajuda aos fiéis. “Nos ajude a construir pontes, com diálogo. Um único povo, sempre em paz.” O novo papa rezou a Ave Maria e agradeceu ao papa Francisco e aos cardeais que o elegeram. Sua primeira oração foi pela paz mundial.
Ele também recordou sua passagem pelo Peru em suas primeiras declarações após a eleição, nas quais fez em espanhol uma saudação à sua “querida diocese de Chiclayo”. “Permitam-me também uma palavra, uma saudação (…) de modo particular à minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé”, destacou ele da sacada de São Pedro, no Vaticano.
O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu nesta quinta-feira o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo.
Novo papa
O cardeal americano Robert Prevost, de 69 anos, é o novo papa. Ele escolheu o nome Leão XIV. Seu perfil é visto como equilibrado, com reputação por construir pontes entre conservadores e progressistas. Prevost nasceu em 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, em uma família de origens europeias Ele também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino.
FONTE: JOVEM PAN NEWS