Semusa promove palestra de prevenção e combate às drogas

Foto: Assessoria

O combate e a prevenção ao uso de drogas foram temas de uma palestra realizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Educação Permanente (DEP) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nesta terça-feira (21), na Escola Estadual Aluízio Ferreira (2º distrito).

A ação também contou com o apoio dos acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio Unijipa). A palestra foi realizada por conta do aumento no número de casos de adolescentes fazendo uso de drogas ilícitas e cigarros eletrônicos (vaporizadores).

Segundo a diretora do DEP da Semusa, Débora Alencar Lucas Sampaio, a palestra visa combater o uso de drogas lícitas e ilícitas entre os adolescentes, fazendo com que o poder público atue na proteção dos jovens.

“Este é um trabalho intenso de conscientização, prevenção e combate às drogas, atuando, especialmente, com crianças e adolescentes, evitando que esse público tenha o primeiro contato com as drogas”, explicou Débora.

A palestra com os alunos da Escola Aluízio Ferreira foi ministrada pelos estudantes do último ano do curso de enfermagem. Eles destacaram os malefícios sociais e à saúde causados pelo uso de drogas e ainda orientaram os adolescentes, para que eles não façam uso dessas substâncias.

A diretora do DEP ainda ressaltou que o objetivo da iniciativa é abordar esse tema delicado, porém de uma maneira clara e preventiva. As palestras devem ser realizadas em outras escolas das redes municipal e estadual, além de instituições de ensino privadas.

“Atuamos para conscientizar os adolescentes sobre o impacto que as drogas causam na vida deles. Além de complicações legais por causa do uso de substâncias ilícitas, o aumento dessas substâncias entre os adolescentes nas escolas públicas, que estão fazendo uso de álcool, cigarro e drogas”, acrescentou Débora.

Foto: Assessoria

Fonte: Assessoria de Imprensa .