Looking for something?

sábado, maio 17, 2025


Igreja deve buscar construir “pontes e diálogos” diz Papa Leão XIV

Em primeiro discurso como pontífice, Robert Francis Prevost também agradeceu seu antecessor, papa Francisco

O papa Leão XIV, eleito pontífice nesta quinta-feira (8), fez seu primeiro discurso como líder da Igreja Católica afirmando que a instituição precisa criar “pontes e diálogos” e pediu para que as pessoas “mostrem sua caridade”.

Temos que buscar juntos ser uma Igreja missionária. Uma Igreja que constrói pontes e diálogo”, disse papa Leão XIV.

Robert Francis Prevost, o primeiro papa norte-americano da história, abriu o discurso saudando Jesus Cristo e a “paz que entra em nossos corações e em nossas famílias”. Aos 69 anos, Prevost foi promovido a cardeal em 2023 e indicado por papa Francisco para ser prefeito do Dicastério para os Bispos. Antecessor de Leão XIV, papa Francisco também marcou presença no primeiro discurso do novo pontífice:

“Guardemos em nossos ouvidos a fraca voz de papa Francisco, que abençoa Roma. O papa que abençoou Roma, deu sua benção a todo o mundo naquela manhã de Páscoa. Permitam-me dar continuidade àquela benção. Deus nos ama. Deus ama a todos. O mal não prevalecerá”.

Em sua primeira fala como papa Leão XIV, Prevost agradeceu seus colegas cardeais que o elegeram no conclave, “sempre buscando paz e justiça. Buscando trabalhar com homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo”. O novo pontífice, que falou em italiano durante maior parte de seu discurso, trocou para o espanhol para agradecer sua “amada diocese” no Peru, onde ficou por mais de uma década.

“À minha querida e amada diocese no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo para compartilhar sua fé com ele, e que tanto fez para ser uma igreja fiel”, disse papa Leão XIV.

FONTE: SBT NEWS

- Advertisement -

+Notícias