Profissionais podem se inscrever entre os dias 5 e 8 de maio
O governo federal lançou um novo edital que prevê a abertura de 3.174 vagas para o programa Mais Médicos em diferentes regiões do Brasil. O documento foi publicado nesta sexta-feira (2) e os profissionais interessados podem se inscrever entre segunda (5) e quinta (8).
Os postos de trabalho são destinados a regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde foi notada a ausência ou escassez de médicos para atendimento voltado à atenção primária à saúde.
As vagas serão distribuídas entre 1.620 municípios, sendo que 108 delas são direcionadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
As oportunidades são, em sua maioria (75,1%), para cidades de pequeno porte, mas há também postos destinados a municípios de médio (11,1%) e grande porte (13,8%). O detalhamento completo está disponível no Quadro de Vagas.
Perfil dos médicos
Três tipos de profissional podem ser selecionados nas vagas previstas neste novo edital: médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina ou com diploma revalidado nacionalmente; médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro); médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).
Para os dois últimos perfis, o Ministério da Saúde exige a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação. O MAAv é um treinamento específico focado na atuação em situação de urgência e emergência, além de no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões em que as vagas serão alocadas.
Inscrição e outras informações
As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema de Gerenciamento de Programa (SGP), entre os dias 5 e 8 de maio. Todos os detalhes das vagas, documentação exigida e outras informações constam no edital.
FONTE: SBT NEWS