Temperatura cairá no Sudeste e Sul, podendo provocar chuvas fortes nas regiões
A frente fria que atua sobre o Brasil continua avançando e mantém o tempo instável em boa parte do país nesta terça-feira (5), de acordo com o Climatempo. O sistema se desloca pela costa de Santa Catarina e do Paraná entre a madrugada e a manhã, provocando chuvas e queda nas temperaturas.
No Sudeste, a frente fria atinge a costa paulista nas primeiras horas do dia, provocando rajadas de vento e chuva entre o Vale do Ribeira e o litoral sul de São Paulo. Na capital paulista, os termômetros não devem marcar mais do que 20°C. Entre a Baixada Santista e o litoral norte, há chance de pancadas com intensidade de fraca a moderada. No interior de São Paulo, algumas áreas do centro-oeste e oeste do estado também podem ter pancadas isoladas no fim da manhã.
No norte e oeste paulista e no Triângulo Mineiro, o tempo seco predomina e a umidade pode ficar abaixo de 20%. Já os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais seguem em estabilidade, mas com alerta para baixa umidade em áreas do interior.
No Sul, há risco de chuva forte com raios na metade leste catarinense e em áreas do litoral, centro e sul do Paraná — incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba. Nas demais regiões, a previsão é de chuva isolada, com intensidade variando entre fraca e moderada.
No Rio Grande do Sul, o tempo deve se manter firme ao longo do dia, mas com queda acentuada nas temperaturas. Há risco de geada em pontos da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste.
Tempo seco no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, em outras áreas, como o leste mato-grossense, Goiás e o Distrito Federal, o destaque segue sendo a baixa umidade do ar, com índices abaixo de 30% — e em alguns pontos, abaixo de 20%.
Em Mato Grosso, instabilidades vindas da Região Norte podem provocar chuva moderada, enquanto no Mato Grosso do Sul, pancadas de chuva mais fortes podem ocorrer.
Chuvas fortes no Nordeste
No Nordeste, os ventos marítimos mantêm a umidade elevada na faixa leste da região, onde haverá risco de temporais entre Maceió, Recife, zona da mata e agreste de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
No litoral do Maranhão e na região de Teresina, há previsão de chuva forte durante o dia. No interior nordestino, o tempo segue firme e seco, com destaque para o calor e baixos níveis de umidade no sul do Maranhão, do Piauí e no oeste da Bahia.
Na Região Norte, a grande quantidade de umidade na atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas, especialmente sobre o Amazonas, Acre e Rondônia. Nessas áreas, há risco de chuva forte e temporais ao longo do dia. No Amapá e no norte do Pará, também há possibilidade de pancadas intensas. Por outro lado, o Tocantins e o sul do Pará seguem sob influência do ar seco, com umidade em níveis críticos nas horas mais quentes do dia.
FONTE: SBT NEWS