Casa da Comunidade segue oferecendo cursos em Ji-Paraná e em outros municípios
Os cursos oferecidos gratuitamente pelo projeto Casa da Comunidade, uma iniciativa do Ifro Campus Ji-Paraná, que conta com apoio da deputada federal Sílvia Cristina, seguem sendo oferecidos. A parlamentar destinou cerca de R$ 600 mil, para atender os cursos e oficinas, que visam oferecer qualificação para pessoas vulneráveis e criar oportunidades de renda.
“Nosso mandato foi feito para cuidar de gente e ajudar a melhorar a vida das pessoas, levar as benfeitorias e os benefícios. Foi dessa maneira que nos integramos a essa iniciativa do Ifro Ji-Paraná e alocamos o recurso. São cursos que ajudam a melhorar a vida das pessoas para melhor, numa parceria de amor e para cuidar da nossa gente”, disse a deputada.
Uma turma está fazendo o curso de informática básica, gratuitamente, em Ji-Paraná, com previsão de conclusão dia 02 de maio. Na próxima segunda, dia 07, no Salão da Paróquia Perpétuo Socorro, inicia o curso de prática de pintura em tecido, com carga horária de 40 horas, encerrando no dia 24 de abril. No mesmo local, no dia 12, vai ocorrer o curso de Empreendedorismo e Direito da Mulher
Oficinas de sabonete foram realizadas nas cidades de Castanheiras. Ainda chegarão em Nova União, na Associação São Bernardo e no distrito de Nova Colina, em Ji-Paraná.
Já as oficinas de maquiagem serão encerradas no final de semana em Nova União, já ocorreram no Capelasso, em Ji-Paraná e irão ser ministradas no distrito de Nova Colina em Ji-Paraná, e no distrito de São Domingos, em Costa Marques.
A oficina de manicure vai ocorrer no distrito de São Domingos, em Costa Marques, nos dias 12 e 13 de abril e em Maio chega em Nova Colina e em Nova União, na escola Evolução.
No salão da Paróquia São Bernardo, em Ji-Paraná, já ocorre o curso de prática de pintura em tecido, com previsão de encerramento em 09/04 e nos dias 10 e 14 de abril o curso de Empreendedorismo e Direito da Mulher.
Já realizados
Já foram realizados cursos de mecânica básica, manicure e corte e costura. Entre 2024 e 2025, estão previstos 16 cursos e nove oficinas, atendendo além da população de Ji-Paraná, também aos municípios de Nova União, Castanheiras, Presidente Médici e Costa Marques (distrito de São Domingos).
Desde 2023 que o Casa da Cidadania oferta cursos, que antes eram realizados no campus. Mas, o Ifro viu a necessidade de aproximar ainda mais da população que precisa da qualificação e desde 2024 tem buscado parceiros para que o projeto chegue às comunidades, onde estão as pessoas que mais precisam de qualificação profissional.
FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR