Moção de Aplausos foi uma propositura do vereador Nilton Souza e aprovada por unanimidade
Em reconhecimento pela luta por igualdade e contra a violência contra as mulheres em Porto Velho, a deputada Ieda Chaves (União Brasil) recebeu, nesta segunda-feira (31), uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Porto Velho (CMPV). A honraria foi proposta pelo vereador Nilton Souza (PSDB) e aprovada por unanimidade.
Segundo a homenageada, a causa de defesa da mulher é uma pauta importante, inclusive que os homens precisam abraçar. “Precisamos fazer com que os homens entendam que não dá mais para a gente aguentar qualquer tipo de violência. A gente está falando, está mostrando, está anunciando, e não acaba. Em Rondônia, principalmente, figuramos como o segundo maior estado em índice de violência contra a mulher, criança e adolescentes. Isso é uma realidade e não podemos fechar os olhos. A gente precisa unir forças e nós temos”, destacou Ieda Chaves.
Em seguida, a deputada falou da felicidade em reencontrar outras mulheres que também se dedicam, que tiram um tempo da sua vida e do seu trabalho. “Muitas trabalham com isso, muitas não trabalham, e ainda assim estão apoiando a causa, estão levando esse compromisso por todas nós”.
RECONHECIMENTO
Em um discurso, Nilton Souza prestou homenagem às mulheres que dedicam suas vidas à luta por igualdade e justiça. Ele destacou a coragem e determinação dessas mulheres que enfrentam diariamente desafios como a desigualdade no trabalho, a falta de oportunidades, o assédio e a violência física e psicológica.
“São vozes que se levantam contra a injustiça e desafiam padrões e que, com sua força, transformam o mundo. Sabemos que a caminhada rumo à igualdade ainda é longa”, afirmou o vereador que também falou da importância da união e da resistência feminina diante das adversidades. “Todos os dias, milhares de mulheres enfrentam desafios apenas por serem mulheres. Desigualdade no trabalho, falta de oportunidades, assédio, violência física e psicológica. Mas, ao mesmo tempo, vemos a resistência, a união e a esperança crescendo em cada iniciativa”, complementou Souza.
O vereador expressou sua gratidão às mulheres que se dedicam a proteger outras mulheres, muitas vezes em situações de vulnerabilidade.
Casa da Mulher Brasileira ainda sem licitação
Na ocasião, Ieda Chaves também reiterou o seu compromisso com a Casa da Mulher Brasileira (CMB) e lembrou que já foram garantidos R$ 19 milhões pelo governo Federal, para este fim, que será um equipamento público conhecido por ser um farol de esperança para tantas vítimas de violência. Porém, cumprimento de etapas necessárias pela Prefeitura ainda não foram cumpridas. .
“Nós, na gestão passada, conseguimos oficializar a doação do terreno. Eu, como deputada, estive em Brasília diversas vezes, e quero deixar registrado o quão rápido fui atendida na solicitação, que será um marco. Porém, ainda não iniciaram o processo da licitação por conta que ainda não foram cumpridas diversas etapas e, a gente sabe, que demora. É muito importante que a gente consiga fazer com que a CMB se torne realidade no menor tempo possível. E para isso, basta cobrar o Poder Executivo”, disse ela aos vereadores presentes e ao público.
FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR – ALE/RO DECOM