Deputada brasileira foi detida em Roma após alerta internacional; extradição dependerá de decisão do governo italiano
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, conforme informou o Ministério da Justiça. A prisão ocorreu após um mandado internacional emitido pela Interpol, já que a parlamentar havia fugido do Brasil em maio, pouco depois de ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo informações do deputado italiano Angelo Bonelli, que divulgou o caso em sua conta na rede social X, ele próprio forneceu às autoridades italianas o endereço onde Zambelli estava hospedada. Policiais foram até o apartamento e efetuaram a prisão.
Antes de chegar à Itália, Zambelli teria passado pelos Estados Unidos. O governo brasileiro já havia solicitado oficialmente sua extradição, mas o processo ainda depende da análise da Justiça e do governo italianos, podendo levar meses ou até anos para ser concluído.
Após a prisão, a deputada declarou que pretende ser julgada pela Justiça italiana. Ela afirma ser inocente e alega que sua condenação foi baseada em um depoimento do hacker Walter Delgatti, a quem chamou de mentiroso.
Nos próximos dois dias, as autoridades italianas deverão validar a detenção e definir a data de uma audiência que decidirá os próximos passos sobre a possível extradição da parlamentar para o Brasil.
FONTE: G1.COM – GLOBO.COM