Consumo de opções zero álcool cresce no país, influenciado por leis mais rígidas, busca por saúde e medo de contaminação
A crise do metanol também reforçou uma tendência que já vinha sendo observada nos supermercados e distribuidoras: o aumento da procura por bebidas sem álcool.
De acordo com uma empresa americana de dados de consumo, o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes caiu 34% nos primeiros três meses deste ano no país. Criar drinks sem álcool ou diversificar o catálogo de produtos tem sido uma das estratégias adotadas por estabelecimentos para manter as vendas aquecidas.
Segundo uma empresa especializada em compras on-line, o Brasil é hoje o sexto país que mais consome bebidas sem álcool. A procura por cerveja zero, por exemplo, aumentou 200% nos últimos três anos.
O aumento dos casos de intoxicação por metanol no país foi o ponto decisivo para essa mudança de comportamento. Mas o consumidor não precisa ficar com a taça vazia: a preferência por bebidas sem álcool ganhou força. Em um supermercado visitado pela reportagem, onde há diversas opções não alcoólicas, as vendas cresceram 14% em um ano.
Além das várias marcas de cerveja, o consumidor pode encontrar espumantes, vinhos e cidras sem álcool.
Especialistas ouvidos pelo jornalismo do SBT afirmam que o risco de adulteração com metanol varia conforme o tipo de bebida. Atualmente, os destilados são os mais vulneráveis, enquanto o perigo é menor em cervejas e vinhos — embora essas bebidas também não estejam totalmente isentas.
Uma dica dos profissionais consultados é optar por latas em vez de garrafas. E o alerta é claro: por enquanto, não há nenhuma bebida alcoólica totalmente segura.
FONTE: SBT NEWS