segunda-feira, julho 21, 2025


LUTO: Morre, aos 50 anos, a cantora Preta Gil

Cantora estava fazendo tratamento em Nova York, Estados Unidos, porque em agosto de 2024 o câncer voltou em quatro locais do corpo, sendo dois linfonodos, uma mestástase no peritônio e um nódulo no ureter

Morreu neste domingo (20), aos 50 anos, a cantora Preta Gil. A artista lutava contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023, que entrou em remissão no final do mesmo ano. A cantora estava fazendo tratamento em Nova York, Estados Unidos, porque em agosto de 2024 o câncer voltou em quatro locais do corpo, sendo dois linfonodos, uma mestástase no peritônio e um nódulo no ureter. Preta chegou a ser submetida a uma cirurgia de 20 horas em dezembro do ano passado para retirada dos tumores.

A família ainda não se manifestou sobre a morte, mas a notícia foi confirmada pela assessoria de Preta. Na manhã deste domingo, que é celebrado o Dia do Amigo, Gomino e Carolina Dieckmann, haviam feito uma declaração para Preta, onde agradeciam pela amizade e relembravam momento ao seu lado.  Preta deixa um filho, Francisco, de 28, e uma neta, Sol de Maria, de 7, além de um legado em lutas sociais, como o racismo, gordofobia e LGBTfobia – ela era bissexual assumida. “Eu costumo dizer que eu era a Preta no mundinho da Tropicália, achava que as pessoas eram que nem a minha família. O mundo não era assim”, afirmou certa vez a cantora à revista Forbes.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, afilhada de Gal Costa e sobrinha de Caetanos Veloso, Preta era cantora, empresária e apresentadora. Nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, e sua infância foi dividida entre a Cidade Maravilhosa e Salvador, após as separação dos país. Ela é a quarta de sete filhos de Gilberto Gil. Deixou a capital da Bahia em 1990, quando o irmão, Pedro Gil, morreu em um acidente de carro, e foi morar com a mãe no Rio de Janeiro, onde estudou teatro na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) e foi convidada pela cantora Marina Lima, sua prima, a participar do clipe “Criança”, dirigido por Flavio Colker, com produção de Andrucha Waddington e Zé Henrique Fonseca.

FONTE: JOVEM PAN NEWS

- Advertisement -

+Notícias