A corrida ao Governo de Rondônia promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos, com diversos nomes fortes e disputas internas acirradas, tanto na capital quanto no interior.
O presidente regional do PSD em Rondônia, Expedito Júnior, confirmou oficialmente nesta semana que o atual prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, será candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026. O anúncio encerra meses de expectativa e especulações sobre os planos políticos do jovem prefeito, que está em seu segundo mandato após ter sido reeleito com mais de 75% dos votos no município.
Segundo Expedito, o partido já trabalha para compor a chapa majoritária e busca um nome forte da capital, Porto Velho, para assumir a candidatura a vice-governador. A estratégia visa ampliar o alcance eleitoral de Fúria, cuja base consolidada no interior poderá se somar à força política da capital para alavancar sua candidatura ao Palácio Rio Madeira.
Com a confirmação, Adailton Fúria se junta a outros nomes que despontam como pré-candidatos ao governo estadual. Entre eles estão o atual vice-governador Sérgio Gonçalves, que já anunciou publicamente sua intenção de concorrer, mesmo sem o apoio do atual chefe do Executivo, e o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que também tem circulado pelo estado em pré-campanha.
Outros nomes continuam no radar para 2026, como o senador Marcos Rogério e o deputado federal Fernando Máximo, ambos do PL. No entanto, fontes políticas apontam que eles ainda avaliam uma possível candidatura ao Senado, dependendo das composições e acordos partidários.
Vale destacar que, tanto Fúria quanto Marcos Rogério já declararam publicamente que não disputarão o governo caso o ex-governador Ivo Cassol esteja apto a concorrer. Cassol ainda aguarda a votação da minirreforma eleitoral no Congresso Nacional, que pode reverter sua inelegibilidade. O prazo para que a reforma seja aprovada e válida para as eleições de 2026 vai até 2 de outubro deste ano, mantendo viva a possibilidade de seu retorno à disputa pelo governo rondoniense.
A corrida ao Governo de Rondônia promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos, com diversos nomes fortes e disputas internas acirradas, tanto na capital quanto no interior.
FONTE: JH NOTICIAS