Novo pontífice deve ser anunciado até o fim desta semana; nesta quinta-feira (8), quatro votações estão previstas: duas na parte da manhã (5h30 e 7h) e duas à tarde (12h30 e 14h)
No primeiro dia de reunião do conclave, nesta quarta-feira (7), no Vaticano, a decisão para a escolha do novo papa ainda não foi tomada. Por volta das 16h a fumaça preta subiu na chaminé da Capela Sistina e indica que os encontros pela definição do novo pontífice devem continuar. O nome do sucessor de Francisco deve ser anunciado até o fim desta semana.
Esta foi a primeira votação do conclave reunido para eleger o sucessor de Francisco, morto no dia 22 de abril. Desta forma, os 133 cardeais seguirão isolados para decidir o novo líder da Igreja Católica. São necessários 89 votos.
A próxima reunião do conclave ocorre amanhã. As fumaças que marcam os escrutínios devem ocorrer nos seguintes horários: 5h30 (horário de Brasília), somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido; 7h, se não for; 12h30 (horário de Brasília), se for branca; e 14h, se não for. A cada três dias de votações, caso ninguém consiga os dois terços, haverá um dia para pausa e reflexão.
As votações ocorrem na capela. Mas se houver eleitores enfermos em seus quartos, os três infirmarii (cardeais responsáveis pelo escrutínio) vão até a Casa Santa Marta com um número apropriado de cédulas em uma bandeja e uma caixa vazia, que será depois fechada e levada para a assembleia. Não há um franco candidato, como com Bento XVI, eleito em 2005. Francisco, em sua autobiografia (Esperança), ainda observou por sua experiência nesses encontros que, na primeira votação, ocorrem muitas citações por amizade ou consideração, sem pensar em conclusão.
FONTE: ESTADÃO CONTEUDO – AGÊNCIA ESTADO