terça-feira, maio 6, 2025



Rondônia destaca-se na destinação adequada de lixo no Brasil

Diagnóstico aponta que 49 dos 52 municípios do estado encaminham seus resíduos para aterros sanitários

Com o 3° lugar no ranking nacional, Rondônia está em destaque no Brasil na destinação adequada de lixo, conforme levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), publicado na última terça-feira (29). O resultado vem do esforço integrado entre o governo do estado e municípios. Enquanto no país, muitas cidades permanecem com lixões a céu aberto, em Rondônia 96% dos municípios realizam destinação sustentável dos resíduos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ‘‘receita rondoniense’’ para avançar em sustentabilidade ambiental combina integração, planejamento e execução de ações estratégicas. ‘‘A gestão adequada dos resíduos sólidos é um compromisso firmado no Planejamento Estratégico do Estado, e os resultados mostram que estamos seguindo no caminho certo. Rondônia está avançando com cidades mais desenvolvidas, atrativas, e sustentáveis; os lixões a céu aberto foram substituídos na maioria dos municípios por aterros sanitários adequados, e estamos trabalhando firmes e juntos aos municípios para avançar mais’’, ressaltou.

Photo by Centro de Liderança Pública on April 29, 2025. Pode ser uma imagem de mapa, pôster e texto que diz "Ranking dos Estados com destinação mais adequada do lixo Destinaçãoadequad adequada dos residuos sólidos pelos municípios, conforme otipo de resíduo emitido Ha qualidade da unidade de processamento destinatária. 18° 10° 20° 13° 27° UF 190 3° Posiçto 22° Paraba Perambuco Pemambuco Rondónis သာေးကန်သန်း BindaJane 16° 23° る 2° 24° 25° 12° ExpiritoSante 21° 26° SantaCatarina 15° MpoCoeT 7° 8° SaoPauto Golas 14° 6° 5° 9o oGrandedoNorte Norte 11° Sergipe DistritoFederal 25* 26" 27" ตะรงนวี ŽCLP CENTRO LIDERANÇA CENTRODELIDERANÇAPÚBLICA PÚBLICA". 

Este indicador avalia  tipo de resíduo emitido e a qualidade da unidade de processamento destinatária

É na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) que o governo de Rondônia trabalha as políticas públicas que vem transformando a realidade da gestão dos resíduos sólidos no estado. De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, entre as medidas adotadas está a criação do Panorama de Resíduos Sólidos Rondônia, e a partir dele ações estratégicas são realizadas voltadas para ampliação da coleta seletiva e o encerramento definitivo dos lixões nos municípios.

ACIMA DA MÉDIA

O Panorama de Resíduos Sólidos Rondônia está disponível no site da Sedam, no link https://www.sedam.ro.gov.br/post/sedam-residuos-solidos. O diagnóstico revela que 49 dos 52 municípios do estado encaminham seus resíduos para aterros sanitários, um avanço em relação à média no Brasil, onde 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões, e também em relação a da Região Norte, onde 73,8% dos municípios utilizam lixões, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as medidas adotadas destaca-se:

• Diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no estado;

• Formulação de diretrizes para o encerramento dos lixões;

• Orientação dos municípios sobre as diretrizes para desativação dos lixões, promovendo avaliações técnicas e monitorando esse processo.

FALE BEM DE RONDÔNIA

Rondônia avança em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010), e vem vencendo um dos principais desafios ambientais do Brasil, o que reforça a crescente valorização do estado. E é mais um dos indicadores de destaque da campanha Fale Bem de Rondônia, que convida todos os rondonienses a compartilharem suas histórias positivas sobre o estado e contribuírem para fortalecer sua imagem nacionalmente.

FONTE: SECOM/RO

- Advertisement -

+Notícias