sábado, abril 26, 2025



Exportação de ovos dispara mais de 340% em março

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, o crescimento foi impulsionado pelos Estados Unidos que estão sofrendo com surtos de gripe aviária

As exportações brasileiras de ovos registraram crescimento em março deste ano, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O aumento foi de 342% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, com um total de 3.770 toneladas de ovos in natura e processados sendo embarcadas. Este número contrasta fortemente com as 853 toneladas exportadas em março de 2024. Além disso, a receita das exportações também apresentou um salto significativo, crescendo 383% e passando de 1,790 milhão de dólares para mais de 8,6 milhões de dólares. No acumulado do ano, de janeiro a março, as exportações brasileiras de ovos somaram 8.654 toneladas, quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, representando um crescimento de 116%.

O faturamento alcançou US$ 17,7 milhões. Os Estados Unidos destacaram-se como o principal comprador, adquirindo mais de 2.700 toneladas de ovos brasileiros no primeiro trimestre de 2025, um aumento de mais de 340%. Esse crescimento está relacionado à recente abertura do mercado norte-americano para o produto brasileiro destinado ao termoprocessamento. A alta nas exportações para os Estados Unidos foi impulsionada por surtos de gripe aviária que afetaram a produção local, resultando em escassez de ovos e aumento dos preços. Com dificuldades no abastecimento, o país recorreu a novos fornecedores, como o Brasil.

No mercado interno, a alta demanda internacional, aliada ao aumento nos custos de produção, levou à elevação dos preços dos ovos em algumas regiões brasileiras, com a dúzia chegando a ficar até 15% mais cara. Segundo Ricardo Santin, presidente da ABPA, a expansão das exportações é uma conquista importante para o setor, que não compromete o abastecimento interno e contribui para a valorização do segmento no mercado internacional. O Brasil consolida, assim, sua posição como fornecedor global no mercado de ovos, um setor que até pouco tempo tinha presença tímida no comércio exterior.

FONTE: JOVEM PAN NEWS

- Advertisement -

+Notícias