Aparentando cansaço, pontífice acenou e teve mensagem lida por chefe de cerimônias no domingo de Páscoa
A última aparição do Papa Francisco antes de ter a morte confirmada pelo Vaticano, na segunda-feira (21), foi no domingo (20) de Páscoa, na Basílica de São Pedro.
Na mensagem, o pontífice pediu paz em Gaza, na Ucrânia e em outros conflitos pelo mundo. Durante a aparição, Francisco estava em uma cadeira de rodas, aparentando cansaço, sendo ovacionado pelo público que acompanhou a celebração.
Depois, Francisco acenou e fez uma bênção. Horas mais tarde, a Igreja Católica anunciou a morte do líder.
Segundo o comunicado do Vaticano, Francisco pediu que os ritos fúnebres “fossem simples e focados na fé da Igreja no Corpo Ressuscitado de Cristo”.
Francisco morreu na residência onde vive no Vaticano, na Casa Santa Marta. O Papa foi internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli em 14 de fevereiro, após crises de bronquite. O quadro clínico piorou, ficando 38 dias internado. Após o período, retornou para casa e fez poucas aparições públicas.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, o argentino passou por uma cirurgia no país natal para retirar parte do pulmão afetado por uma infecção respiratória grave. O procedimento foi feito em 1957. Com isso, Francisco teve problemas respiratórios recorrentes.
FONTE: SBT NEWS