segunda-feira, abril 21, 2025



Sistema FAPERON/Senar inicia capacitação de profissionais para implantação do Programa Saúde no Campo em Rondônia

O Sistema FAPERON/Senar, por meio do Departamento Técnico (DETEC), promoveu uma semana de capacitações voltadas aos profissionais de saúde selecionados para atuar no Programa Saúde no Campo. A ação marca o início da implementação do programa no estado e vai resultar na contratação imediata de 15 técnicos, que atuarão nos municípios de Buritis, Campo Novo de Rondônia, Nova Mamoré (distritos de Jacinópolis e Nova Dimensão), Monte Negro, Cacaulândia e Ariquemes.

Voltado à promoção da saúde e à prevenção de doenças, o programa beneficiará trabalhadores rurais, familiares e produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR Rondônia.

Segundo o presidente do Sistema FAPERON/Senar, Hélio Dias, a proposta é integrar a saúde ao desenvolvimento produtivo no campo. “Os técnicos de saúde vão nos auxiliar a fechar o ciclo completo de atendimento. Acredito que o programa tem tudo para dar certo, é pioneiro em Rondônia e será implementado justamente nas regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tanto urbano quanto rural”, ressaltou.

Durante a capacitação, Leilane Oliveira, assessora técnica do Senar Nacional, acompanhou os trabalhos e reforçou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é transformar a vida do produtor rural, criando uma ponte entre ele e o município, promovendo o cuidado com a saúde e a prevenção de doenças para melhorar a qualidade de vida no campo”, afirmou.

O superintendente do SENAR Rondônia, Elmerson Lira, destacou o caráter estratégico do programa e a adesão imediata do estado à proposta nacional. “Assim que o Senar Nacional lançou o Saúde no Campo, Rondônia realizou a adesão. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas comunidades rurais e entendemos que esse atendimento direto na propriedade é fundamental. É um projeto novo, mas extremamente promissor”, declarou.

Após essa fase inicial nos cinco municípios, o Programa Saúde no Campo deverá ser expandido para outras regiões do estado, conforme a demanda e os resultados da fase piloto.

- Advertisement -

+Notícias