A meta para 2025 é atender mais de 61 mil crianças e adolescentes com 14 ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), lança, nesta quarta-feira (9), mais um ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE). A cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso Municipal entre as entidades municipais será realizada às 14h, no Teatro Banzeiros, com a presença de autoridades, técnicos e coordenadores das duas pastas.
O PSE é executado anualmente com objetivo de promover a saúde e prevenir doenças entre estudantes da rede pública, por meio de ações realizadas pelos profissionais de saúde da rede municipal dentro das escolas. O programa é desenvolvido de forma intersetorial entre saúde e educação, como estratégia do Governo Federal instituída pelo Decreto Interministerial nº 6.286/2007.
Em Porto Velho, as atividades de 2025 do PSE já foram iniciadas junto com o ano letivo, ainda no mês de fevereiro. O Programa contará com a participação de 135 escolas, sendo 100 da rede municipal e 35 da rede estadual, com a meta de alcançar 61.215 alunos. Do total de escolas municipais participantes, 30 são creches que atendem mais de 2.200 crianças.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola Filho, o programa permite que os serviços de saúde básica estejam mais próximos da realidade dos alunos.
“O PSE fortalece a integração entre as unidades de saúde e as escolas, com foco em ações preventivas e educativas. Isso contribui para uma formação mais saudável e uma maior consciência sobre os cuidados com a saúde das nossas crianças e adolescentes, pois é desde pequeno que devemos orientar nossas crianças”, afirma o secretário.
Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, o Programa de Saúde Escolar (PSE) é uma estratégia vital que busca não apenas a promoção da saúde, mas também a prevenção de doenças e a educação em saúde no ambiente escolar com foco no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. “O PSE educa os estudantes sobre a importância de uma alimentação equilibrada, da prática regular de atividades físicas e da higiene pessoal. Essas ações visam influenciar hábitos que perdurarão ao longo da vida”, disse ele.
AÇÕES PACTUADAS
Para 2025, o PSE em Porto Velho prevê a realização de 14 ações nas escolas participantes, conforme pactuado no Termo de Compromisso Municipal. Entre elas, estão:
– Combate ao mosquito Aedes aegypti
– Promoção da atividade física e práticas corporais
– Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
– Promoção da cultura de paz e cidadania
– Prevenção das violências e acidentes (ação prioritária)
– Identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação
– Promoção e avaliação da saúde bucal, com aplicação de flúor
– Verificação da situação vacinal (ação prioritária)
– Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil (ação prioritária)
– Promoção da saúde auditiva
– Prevenção das ISTs e promoção da saúde sexual e reprodutiva (ação prioritária)
– Promoção da saúde ocular
– Prevenção da covid-19 nas escolas
– Atenção à saúde mental (ação prioritária)
Coordenadora do Programa de Saúde na Escola da Semusa, a enfermeira Maria de Lourdes explica que o trabalho da gestão inclui acompanhamento e monitoramento da execução das ações. “As atividades realizadas nas escolas deverão ser registradas no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), garantindo que os resultados sejam incorporados às metas do município, auxiliando nos indicadores de saúde”, aponta a coordenadora.
SERVIÇO
O Que: Assinatura do Termo de Compromisso Municipal do Programa de Saúde na Escola (PSE)
Data: 9 de abril
Horário: 14h
Local: Teatro Banzeiros
Endereço: rua José do Patrocínio, 110, Centro.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM – SMC PREFEITURA MUNICIPAL DA CAPITAL